

A CASTIDADE
A reconciliação dos sentidos
de Erik Varden
A palavra «castidade» pode parecer intimidante, qual rajada de vento frio vinda de tempos passados. Mas saberemos o que ela significa realmente? Não designa uma negação do sexo. Nem tão-pouco equivale a celibato.
Num tempo em que a religião está em declínio no mundo ocidental e em que os sentidos humanos parecem, muitas vezes, entregar-se ao desgoverno, Dom Erik Varden mostra que a castidade, a orientação unificada dos sentidos, é uma qualidade apreciável que dá beleza à humanidade.
Os termos-chave neste contexto são «sexualidade» e «integridade». Ser sexual é existir num estado de incompletude, que anseia por uma restauração. A plenitude aponta para um abraço curativo que desejamos profundamente. Na linguagem bíblica, a castidade depende da simplicidade do olhar. Tornar-se casto é deixar de ser dilacerado por paixões e desejos, passando a vê-los reconciliados, realizados. Assim, através de tensões criativas entre o corpo e o espírito, o masculino e o feminino, a ordem e a desordem, a paixão e a morte, alcançamos uma nova forma de integridade.
O presente texto de Dom Erik Varden é enriquecido por um leque alargado de referências às Escrituras, à literatura, à música, à pintura e à escultura.
D. Erik Varden (n. 1974) é monge trapista e bispo norueguês (nomeado pelo Papa Francisco em 2019 para a diocese norueguesa de Trondheim).
Antes de entrar na Abadia de Mount Saint Bernard, Leicestershire (Inglaterra), onde viria a ser abade, foi membro do Saint John’s College, em Cambridge.
Publicou várias traduções e monografias académicas e é autor, além deste livro, de Romper a Solidão (Lucerna, 2024), de Entering the Twofold Mystery: On Christian Conversion (2022) e de Healing Wounds (2025). É muito solicitado como pregador, diretor espiritual e conferencista.
Ficha Técnica
Acabamento: Brochado com badanas
Formato: 145×230
Páginas: 168
Preço: € 18,50
ISBN: 978-989-920-793-6
Se pretender este livro pode contactar a Editora Lucerna.

