A Santa Violência
Uma releitura das escrituras sobre a relação entre religião e a violênciade Gianfranco Ravasi
«Tendo cingido os vossos rins com a verdade, vestido a couraça da justiça e calçado os pés com a prontidão para anunciar o Evangelho da paz, tomai o escudo da fé, com o qual tereis a capacidade de apagar todas as setas incendiadas do maligno. Recebei ainda o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus.» (Ef 6, 14-17)
O cardeal Gianfranco Ravasi é quem nos guia nestas páginas que se propõem estudar o entrelaçamento incandescente entre a religião e a violência. O seu texto desenvolve-se em torno das guerras de Deus, da violência que ostenta uma marca sagrada; presente amiúde no Antigo Testamento, do conflito entre tribos até à guerra santa, quase desaparece nos Evangelhos, à luz da mensagem explosiva de Cristo. Depois, entra em cena o fundamentalismo, «a letra que mata», um fenómeno que hoje respeita sobretudo ao Islão, mas que se inscreve também na tradição judaico-cristã. Por fim, é abordado o tema, vivo e dilacerante nos nossos dias, da relação com o estrangeiro: um encontro que pode originar exclusão e rejeição, tal como surge em diversos passos bíblicos nacionalistas ou etnocêntricos, mas que também se pode tornar diálogo, abrindo-se ao universalismo da salvação e à igualdade de todos os seres humanos.
Gianfranco Ravasi é presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e da Comissão Pontifícia para Arqueologia Sacra. Especialista em estudos bíblicos e hebraicos, colabora com diversos jornais, entre os quais L’Osservatore Romano e Il Sole 24 Ore. A sua obra inclui mais de 150 volumes publicados. Entre os mais recentes contam-se Le Beatudini. Il più grande discorso all’umanità de ogni tempo (2016) e Breviario dei nostri giorni (2018). Em 2015, a Lucerna publicou em português o seu Roteiro dos Navegantes – As respostas da fé.
Ficha Técnica
Acabamento: Brochado com badanas
Formato: 145×230
Páginas: 128
Preço: € 13
ISBN: 978-989-8993-48-9
Se pretender este livro pode contactar a Editora Lucerna.